21/11/2004
Classificação de Instrumentos Musicais
Os instrumentos musicais podem dividir-se em grandes famílias, nomeadamente em instrumentos de corda, de sopro e de percussão. Dentro destas grandes famílias pode ainda proceder-se à subdvisão que se segue.
1. Instrumentos de cordas
1.1 Instrumentos de cordas friccionadas
1.1.1 Violino
1.1.2 Viola
1.1.3 Violoncelo
1.1.4 Contrabaixo
1.1.5 Viola da gamba
1.2 Instrumentos de cordas dedilhadas
1.2.1 Alaúde
1.2.2 Bandolim
1.2.3 Guitarra espanhola / Viola
1.2.4 Harpa
1.3 Instrumentos de cordas percutidas
1.3.1 Cravo
1.3.2 Piano
2. Instrumentos de sopro
2.1. Instrumentos de sopro de madeira
2.1.1. Flauta transversal
2.1.2 Flauta doce
2.1.3 Oboé
2.1.4 Corne inglês
2.1.5 Clarinete
2.1.5. Saxofone
2.1.6 Fagote
2.1.7 Contrafagote
2.2. Instrumentos de sopro de metal
2.8 Trompete
2.9 Trompa
2.10 Trombone
2.11 Tuba
2.3. Instrumento de sopro de tecla
2.3.1 Órgão
3 – Instrumentos de percussão
3.1 – Instrumentos de altura determinada
3.1.1 Tímpano
3.1.2 Carrilhão
3.1.3 Xilofone
3.2 Instrumentos de altura indeterminada
3.2.1 Triângulo
3.2.2 Prato
3.2.3 Caixa
3.2.4 Bombo
3.2.5 Pandeiro
3.2.6 Tantã
3.2.7 Castanhola
1. Instrumentos de cordas
1.1 Instrumentos de cordas friccionadas
1.1.1 Violino
1.1.2 Viola
1.1.3 Violoncelo
1.1.4 Contrabaixo
1.1.5 Viola da gamba
1.2 Instrumentos de cordas dedilhadas
1.2.1 Alaúde
1.2.2 Bandolim
1.2.3 Guitarra espanhola / Viola
1.2.4 Harpa
1.3 Instrumentos de cordas percutidas
1.3.1 Cravo
1.3.2 Piano
2. Instrumentos de sopro
2.1. Instrumentos de sopro de madeira
2.1.1. Flauta transversal
2.1.2 Flauta doce
2.1.3 Oboé
2.1.4 Corne inglês
2.1.5 Clarinete
2.1.5. Saxofone
2.1.6 Fagote
2.1.7 Contrafagote
2.2. Instrumentos de sopro de metal
2.8 Trompete
2.9 Trompa
2.10 Trombone
2.11 Tuba
2.3. Instrumento de sopro de tecla
2.3.1 Órgão
3 – Instrumentos de percussão
3.1 – Instrumentos de altura determinada
3.1.1 Tímpano
3.1.2 Carrilhão
3.1.3 Xilofone
3.2 Instrumentos de altura indeterminada
3.2.1 Triângulo
3.2.2 Prato
3.2.3 Caixa
3.2.4 Bombo
3.2.5 Pandeiro
3.2.6 Tantã
3.2.7 Castanhola
Noções elementares 4- Geral
Ligadura: Curva que pode ligar duas ou mais notas na mesma altura. Toca-se a 1ª e segura até completar o tempo das demais.
Fraseado: Curva que pode ligar duas ou mais notas em alturas diferentes. Toca-se a 1ª e segura só soltando quando tocar a última.
Ponto de aumentação: é um ponto colocado à direita de uma nota ou pausa, que aumenta o valor da figura em metade do seu valor.
Fermata ou suspensão: Figura que dobra o valor da figura musical.
Compasso: É cada parte em que dividimos a música.
Andamento musical é a velocidade em que a música é executada. O andamento é dado por sinais de andamento representados no início da partitura. Estes podem ser:
-Lentos: Largo e Adágio,
-Médios: Moderatto e Andante.
-Rápidos: Allegro e Presto.
Intensidade: é o volume sonoro com que uma música é tocada. Pode ser:
p: Piano
f: Forte.
mf: Meio forte.
ff: Fortíssimo, entre outras, podendo ainda ser utilizados os símbolos de
<: Crescendo. >: Diminuendo.
Sinal de repetição: indica o trecho da música a ser repetido.
Fraseado: Curva que pode ligar duas ou mais notas em alturas diferentes. Toca-se a 1ª e segura só soltando quando tocar a última.
Ponto de aumentação: é um ponto colocado à direita de uma nota ou pausa, que aumenta o valor da figura em metade do seu valor.
Fermata ou suspensão: Figura que dobra o valor da figura musical.
Compasso: É cada parte em que dividimos a música.
Andamento musical é a velocidade em que a música é executada. O andamento é dado por sinais de andamento representados no início da partitura. Estes podem ser:
-Lentos: Largo e Adágio,
-Médios: Moderatto e Andante.
-Rápidos: Allegro e Presto.
Intensidade: é o volume sonoro com que uma música é tocada. Pode ser:
p: Piano
f: Forte.
mf: Meio forte.
ff: Fortíssimo, entre outras, podendo ainda ser utilizados os símbolos de
<: Crescendo. >: Diminuendo.
Sinal de repetição: indica o trecho da música a ser repetido.
20/11/2004
Noções elementares 3- Pausas
As pausas indicam a duração do silêncio e cada figura musical tem sua respectiva pausa.
Existem pausas de semibreve, mínima, seminima, colcheia, semicolcheia, .... e a sua duração é a mesma que a da figura musical que lhe corresponde.
Na figura podes observar as pausas de Semibreve, Mínima, seminima, colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa, da esquerda para a direita.
Tal como nas figuras existe uma relação de proporção entre as várias pausas.
A duas pausas de minima, por exemplo, corresponde a duração de uma semibreve e a quatro pausas de colcheias corresponderá uma minima.
Existem pausas de semibreve, mínima, seminima, colcheia, semicolcheia, .... e a sua duração é a mesma que a da figura musical que lhe corresponde.
Na figura podes observar as pausas de Semibreve, Mínima, seminima, colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa, da esquerda para a direita.
Tal como nas figuras existe uma relação de proporção entre as várias pausas.
A duas pausas de minima, por exemplo, corresponde a duração de uma semibreve e a quatro pausas de colcheias corresponderá uma minima.
19/11/2004
Noções elementares 2- Duração
As notas musicais indicam-nos a altura do som. Para termos, no entanto, a noção de quanto tempo deverá durar cada nota é necessário representar a duração do som.
Para representar a duração do som, ou do silêncio, utilizam-se figuras que representam o valor de cada nota.
A figura que tem maior valor é a semibreve. Por ordem decrescente aparece a minima, a seminima, a colcheia, a semicolcheia, a fusa,...
Podemos construir um gráfico com as equivalências de duração entre as várias figuras.
Podemos então dizer que a semibreve tem a duração de duas minimas, quatro seminimas, oito colcheias ou dezasseis semicolcheias.
Outro exemplo poderá ser uma minima ter a duração de duas semibreves, quatro colcheias,oito fusas ou dezasseis semifusas.
Ou seja, o valor das figuras esta sempre relacionado proporcionalmente.
Para representar a duração do som, ou do silêncio, utilizam-se figuras que representam o valor de cada nota.
A figura que tem maior valor é a semibreve. Por ordem decrescente aparece a minima, a seminima, a colcheia, a semicolcheia, a fusa,...
Podemos construir um gráfico com as equivalências de duração entre as várias figuras.
Podemos então dizer que a semibreve tem a duração de duas minimas, quatro seminimas, oito colcheias ou dezasseis semicolcheias.
Outro exemplo poderá ser uma minima ter a duração de duas semibreves, quatro colcheias,oito fusas ou dezasseis semifusas.
Ou seja, o valor das figuras esta sempre relacionado proporcionalmente.
18/11/2004
Dicionário da Música Clássica
Queres conhecer a vida e a obra dos grandes mestres da música clássica?
Escutar alguns trechos das suas obras mais importantes (formato mid)?
Visita o seguinte endereço.
http://www.karadar.it/Dictionary/Default.htm
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17/11/2004
Noções elementares
Os sons que se empregam na música são representados por sinais a que se chamam notas musicais. As notas musicais são sete: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si e dó.
O seguimento das sete notas musicais por esta ordem, com a repetição da primeira forma a escala diatónica.
Os sons musicais não se limitam, porém, aos oito representados na escala, podem repetir-se as sete notas quantas vezes julgarmos necessário.
As notas escrevem-se sobre a pauta que é constituída por 5 linhas e 4 espaços que se contam de baixo para cima. Acima e abaixo da pauta surgem as linhas suplementares superiores e inferiores.
Para que as notas tenham determinada posição na pauta é necessário escrever no início da mesma um sinal que se chama clave. Portanto, clave é um sinal que serve para determinar a posição das notas na pauta.
Existem três claves diferentes: a clave de sol, a clave de dó e a clave de fá (pela ordem apresentada a seguir).
O seguimento das sete notas musicais por esta ordem, com a repetição da primeira forma a escala diatónica.
Os sons musicais não se limitam, porém, aos oito representados na escala, podem repetir-se as sete notas quantas vezes julgarmos necessário.
As notas escrevem-se sobre a pauta que é constituída por 5 linhas e 4 espaços que se contam de baixo para cima. Acima e abaixo da pauta surgem as linhas suplementares superiores e inferiores.
Para que as notas tenham determinada posição na pauta é necessário escrever no início da mesma um sinal que se chama clave. Portanto, clave é um sinal que serve para determinar a posição das notas na pauta.
Existem três claves diferentes: a clave de sol, a clave de dó e a clave de fá (pela ordem apresentada a seguir).
Estas claves podem ser colocadas em várias linhas da pauta, nomeadamente, a clave de sol pode ser colocada na 1ª ou 2ª linha, a clave de fá na 3ª ou 4ª linha e a clave de dó na 1ª, 2ª, 3ª e 4ª linhas. A clave dá o nome à nota que lhe corresponder na mesma linha e a posição dessa nota determina a posição de todas as outras.
Com estas claves podemos representar todos os sons executáveis por instrumentos musicais.
10/11/2004
Bem vindos....
Bem vindos miúdos!
Este é um espaço construído a pensar em vocês.
Podem seleccionar os textos através dos títulos acedendo à informação que pretendem.
Aproveitem bem.
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