22/11/2004

Os instrumentos musicais de Orquestra de Corda


O violino é o instrumento de cordas mais agudo da sua família.Tem quatro cordas que são friccionadas com um arco para que vibrem e assim produzam som. A sua execução leve a ágil permite que os violinistas se possam tornar muito virtuosos na sua execução.




A viola de arco ou violeta é um instrumento das cordas muito parecido com o violino mas que tem um som um pouco mais grave. Também tem quatro cordas, é um pouco maior e afina cinco notas abaixo do violino (ou seja uma quinta). Tem um som profundo e melodioso.


O Violoncelo é um instrumento de cordas friccionadas (ou seja que é tocado com arco) mas muito maior. Enquanto que o violino e a viola se tocam apoiados no ombro, o violoncelo é apoiado no chão e o executante toca com o instrumento seguro entre os joelhos. O som deste instrumento é grave e as suas quatro cordas são afinadas oito notas abaixo da viola de arco.


O contrabaixo é o instrumento de cordas mais grave. É tocado com um arco pelo que se diz que é um instrumento de corda friccionada. É um instrumento tão grande que o músico tem de tocar de pé. É o único instrumento desta família que pode ter quatro ou cinco cordas.




O piano é um instrumento de corda percutida, ou seja, quando o executante toca nas teclas é accionado um mecanismo de martelos que bate nas cordas que estão dentro da caixa do piano, que vibram e emitem som. Este é um instrumento muito completo que pode tocar quase todas as notas (agudas, médias e graves). Tem cerca de 89 teclas (pretas e brancas) que são tocadas com as mãos e três pedais que são tocados pelos pés.






A harpa é um instrumento da família das cordas beliscadas (ou seja o executante deste instrumento puxa as cordas e solta-as como se estivesse a dedilhar uma guitarra). Tem 47 cordas e sete pedais e o executante toca nas teclas e nos pedais ao mesmo tempo (simultaneamente). Cada vez que toca o músico tem de afinar todas as cordas. A harpa pode tocar quase tantas notas como o piano (tem uma grande extensão).




Sem comentários: