23/11/2004

Instrumentos de Sopro de Madeira

O Flautim é o instrumento dos sopros mais pequeno e que toca as notas mais agudas. Pertence à família das madeiras porque quando foi inventado era de madeira. Mais tarde passou a ser feito em metal mas continua-se a dizer que a sua família é a das madeiras. Este instrumento tem chaves que tapam alguns orifícios e que permitem aumentar a extensão do instrumento (ou seja tocar mais notas).



A Flauta transversal é um instrumento dos sopros. É construído em metal mas pertence à família das madeiras porque quando foi inventado era de madeira. É constituída por três partes que encaixam formando um tubo cilíndrico com aproximadamente 67 cm de comprimento e 19 mm de diâmetro. É um instrumento muito ágil com uma sonoridade leve o que lhe permite executar trechos musicais muito rápidos e ornamentados.




O Oboé é um instrumento de sopro da família das madeiras de palheta dupla. Geralmente é feito duma madeira escura chamada ébano sendo talhado num tubo cónico com cerca de 57 cm de comprimento. Neste tubo, o executante aplica uma palheta, ou seja, duas canas que são moldadas, encostadas uma à outra e fixadas numa peça de metal chamado tudel. Este instrumento tem um som muito característico sendo usado pelos compositores para transmitir sentimentos e estados de espírito. É um instrumento que geralmente executa solos.



O Corn Inglês é um instrumento da família do oboé. É ligeiramente maior (cerca de 1 metro) e tem um som anasalado. Normalmente é seguro por um cordão à volta do pescoço. A parte de baixo deste instrumento, o pavilhão, é periforme. Tal como no oboé e no corn inglês, a sua palheta é dupla,mas é presa num tudel em ângulo enquanto que nos outros o tudel é direito.
É um instrumento transpositor em Fá.



O Clarinete é um instrumento de sopro da família das madeiras de palheta de batente simples. É constituído por cinco partes em madeira de ébano, que encaixam umas nas outras. Na parte de cima, chamada boquilha, aplica-se uma palheta simples. Este instrumento é conhecido por conseguir variações de dinâmica que vão desde o pianissímo até ao fortissímo conseguindo os clarinetistas atingir um elevado grau de virtuosismo. É um instrumento transpositor em si bemol.O nome mais correcto para este instrumento seria instrumento soprano mas normalmente é apenas chamado de clarinete.
Existem outros instrumentos da família dos clarinetes que abarcam todas a tessituras,por exemplo a requinta, a clarinete alto e o clarinete baixo. Têm sido utilizados por muitos compositores a partir do século XIX para explorar vários efeitos sonoros.

O Clarinete Baixo é um instrumento que também se encontra em si bemol, tal como o clarinete que é referido anteriormente. A diferença é que toca uma oitava abaixo, ou seja, tem um som mais grave. Ainda existe um clarinete com o som mais grave que se chama clarinete contrabaixo. Este emite sons duas oitavas abaixo do clarinete soprano em si bemol.



O Fagote é um instrumento dos sopros de madeira de palheta dupla. É um instrumento constituído por cinco partes que se unem em dois tubos em forma de U. O comprimento total dos dois tubos, caso o fagote fosse todo direito, seria de aproximadamente 2, 40 metros. A palheta dupla é aplicada num tubo metálico (o tudel) que é encaixado no topo do tubo de madeira. Tem um som grave e uma extensão que pode abranger quase 4 oitavas.




O Contrafagote é normalmente feito de madeira e metal, tendo o seu tubo o dobro do comprimento do do fagote (4,80 metros). Produz sons uma oitava abaixo do fagote sendo o instrumento mais grave da orquestra. Devido ao seu tamanho e peso assenta no chão através de um espigão. A sua sonoridade grave pode produzir sons impressionantes, lembrando por vezes um estranho zumbido, devido às vibrações lentas da sua palheta dupla.

Sem comentários: