24/11/2004

Instrumentos de Sopro de Metal

A família dos sopros de metais é constituída pelos quatro instrumentos que se seguem:


O trompete é o instrumento de sopro de metal com o som mais agudo. As trompetes têm usualmente três pistões que são pequenos êmbolos cilíndricos que se ligam ao tubo principal através de um tubo adicional que permitem tocar todas as notas da escala musical. Se os trompetes não tivessem estes pistões só poderiam tocar algumas notas.


A trompa de harmonia é um instrumento de sopro de metal. Tem um tubo muito estreito e longo que se fosse esticado teria mais de 4 metros. O trompista utiliza as duas mãos para tocar este instrumento: enquanto a mão esquerda toca nos pistões a mão direita é introduzida na campânula (zona por onde o som sai) para obter efeitos sonoros e segurar o instrumento. Tem um timbre muito "aveludado".


O trombone é um instrumento de sopro de metal. É constituído por dois tubos em forma de U, uns dos quais desliza dentro do outro, pelo que se denomina de trombone de vara. Este instrumento tem um timbre semelhante à trompete mas mais grave.


A tuba é o instrumento de sopro de metal mais grave. Podem ter pistões ou, em sua substituição, válvulas rotativas. Geralmente tem uma função de baixo na orquestra mas também pode realizar passagens a solo. A largura do tubo e o enorme bocal facilitam a obtenção de sons graves e privilegiam as passagens lentas com notas sustentadas.

Sem comentários: